Carregando horários de entrega.

Casa HortaCasa Horta

Gestos sutis sustentáveis <3

Gestos sutis sustentáveis <3

Gestos sutis rumo à sustentabilidade!

Você tem praticado algum gesto sutil de sustentabilidade? Por menor que possa parecer, mudar um pequeno hábito pode ser muito relevante para o desenvolvimento sustentável. A implementação de uma cultura da sustentabilidade em uma sociedade começa quando alguém passa a inspirar ações positivas a partir de uma mudança de comportamento. ⠀

A Casa Horta se uniu com a Casa Zero para ajudar você a se reinventar com mais criatividade e sustentabilidade neste momento de pandemia. Te convidamos a conhecer o (desem)baralho com 31 Gestos Sutis de Sustentabilidade para inspirar práticas mais sustentáveis.

Veja algumas das cartas e a importância de adotar essas ações:

Prepare uma receita só com ingredientes caseiros, sem industrializados ou ultraprocessados.

Os alimentos ultraprocessados são nutricionalmente pobres e desbalanceados e, por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso, prejudicando a nossa saúde. Além disso, suas formas de produção, distribuição e comercialização, normalmente dominadas por grandes corporações que exploram indiscriminadamente os recursos naturais, não favorecem um sistema alimentar mais justo e ecológico. 

Como adotar: Você já parou para ler o ingrediente dos rótulos? Sabe reconhecer todos eles? Se você fosse preparar aquele alimento, você usaria a mesma lista de produtos que o fabricante usou no preparo? É preciso saber reconhecer os ultra processados e entender os malefícios dos nomes complicados e impronunciáveis. Preparar uma refeição com ingredientes caseiros pode ser mais fácil do que você pensa. Use a internet a seu favor e descubra como fazer a sua comida favorita do zero!

Separe o lixo orgânico do reciclável e composte.

Em média, cada brasileiro gera 383 kg de lixo por ano, o que gera impacto significativo no sistema de coleta e destinação do lixo urbano. 

Como adotar: Experimente incluir na sua alimentação todas as partes de um vegetal. Faça compostagem dos resíduos em casa ou contrate empresas que prestam esse serviço. 

Compre a granel com seus saquinhos reutilizáveis.

Os motivos para aderir a compras a granel são muitos: Além de economizar dinheiro comprando só o que você precisa naquela semana, você tem a garantia de um produto fresco e ainda evita o desperdício de alimentos.

Como adotar: Sempre que for comprar a granel leve saquinhos de panos de vários tamanhos, potinhos de vidro reutilizados e uma ecobag. Chegando em casa você pode transferir o conteúdo para os potes finais com a ajuda de um funil, identificar com uma caneta o que é cada produto e a data de compra. Dessa forma a alimentação fica ainda mais prática e sustentável!

Tenha sempre uma sacola retornável com você.

O Brasil consome, em média, 1,5 milhão de sacolinhas plásticas por hora! O impacto disso é gigante, já que elas levam de 100 a 400 anos para se decompor.

Como adotar: Coloque uma sacola retornável no carro, uma na bolsa, deixe perto da lista de compras e não se esqueça de levar sempre que sair de casa!

Compre frutas, verduras e legumes agroecológicos ou orgânicos de produtores locais que tenham cuidado com o meio ambiente.

Os alimentos orgânicos ou agroecológicos são cultivados livres de componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes, não oferecendo resíduos desses compostos ao organismo, sendo seguros para saúde. Esse tipo de alimento é mais sustentável, já que respeita o solo, água, a fauna e a flora, produzido em harmonia com pessoas e meio ambiente.

Como adotar: Descubra feiras perto de casa, compre direto do produtor ou de empresas como a Casa Horta, que se propõem ser a ponte entre a cidade e o campo.

A Casa Zero

A Casa Zero é um hub que propaga a cultura da sustentabilidade de forma simples e acessível a partir de consultorias, palestras e realização de projetos para pessoas e negócios. É um ponto de partida promissor para quem acredita na força dos gestos sustentáveis no ambiente construído.

Nossas entregas

A Casa Horta entrega para que você não tenha que sair de casa nesse período de extrema importância no combate ao COVID-19.

Conte conosco para abastecer a sua casa com alimentos saudáveis, itens de limpeza e cuidados pessoais. Através do site você confere nossas opções e faz o seu pedido, e através do WhatsApp, você assina nossas cestas semanais de hortifruti e recebe toda semana uma variedade de frutas, verduras e legumes selecionados por nós!

Cupom de desconto

É só digitar HORTA10 na hora de fazer o pagamento e ganhar 10% na sua primeira compra!