Cart 0
 
produtores.jpg

nossos produtores

 

A Casa Horta existe para apoiar uma nova agricultura, mais ecológica e socialmente justa. Todos os agricultores parceiros seguem princípios alternativos à agricultura convencional, uma vez que esse modelo se mostrou limitado em suas promessas, trazendo sérios danos ambientais e à saúde, além de favorecer um sistema econômico desequilibrado.

Atualmente, contamos com mais de 100 famílias agricultoras de Minas Gerais, que trabalham de maneira agroecológica, sem o uso de agrotóxicos e em harmonia com a natureza. A agroecologia, que traz uma abordagem mais ampla da agricultura, integra os princípios agronômicos aos princípios ecológicos, socioeconômicos e culturais da sociedade. Nós, fundadoras da Casa Horta, passamos mais de 9 meses trabalhando no desenvolvimento dessa rede de fornecedores, visitando e conhecendo pessoalmente todas as regiões que fornecem para gente.

As nossas verduras folhosas, também sem agrotóxicos,  são produzidas pela nossa vizinha, a BeGreen, uma fazenda urbana que segue os princípios da aquaponia, um consórcio entre hortaliças e peixes, que minimiza a dependência de insumos químicos. O movimento das hortas urbanas é mais uma alternativa importante ao sistema convencional, que busca facilitar o acesso à alimentos frescos e saudáveis, aumentar as áreas verdes nas cidades grandes e diminuir o impacto do transporte de hortaliças (e, consequentemente, o desperdício!).