O movimento Slow Fashion e consumo consciente

Uma das missões da Casa Horta é promover o consumo consciente na alimentação, mas será que temos mesmo que parar por aí?

No mundo da moda, as engrenagens giram sem parar e a cada estação somos bombardeados com novas tendências e mais e mais peças que tentam nos convencer que "precisamos ter". Mas precisa ser mesmo assim? E se "estar na moda" não pode ser aliado a um consumo consciente, com peças produzidas localmente, um cuidado especial às pessoas e aos processos, e sem ser uma coisa descartável que vai durar somente uma estação?

Bem vindo ao movimento Slow Fashion, uma alternativa ao padrão de consumo desenfreado que estamos vendo por aqui! Slow Fashion é um termo cunhado pela britânica Kate Fletcher, inspirado pelo movimento Slow Food. Ao invés de dependermos de itens produzidos em massa, em quantidades absurdas e preços cada vez mais baixos (a custo de que ou quem?), o foco aqui está na qualidade de cada item, no design, na produção pequena e principalmente, na durabilidade de cada peça. 

No Slow Fashion a preocupação maior não são as modinhas passageiras de cada estação, por isso muitas peças acabam tendo um design considerado clássico e atemporal. O estilo pessoal de cada pessoa é construído através das escolhas individuais e conscientes, e não só pelo filtro dos meios de comunicação, tão responsáveis pela disseminação das modas. 

Agora que já falamos um pouco sobre Slow Fashion, queremos apresentar algumas sugestões de marcas que trabalham com essa filosofia, que a gente adora e acha que vale a pena conhecer! 

1. Insecta Shoes

A marca gaúcha foi criada em 2014 em Porto Alegre! Desde então produz sapatos veganos (sem matéria prima de origem animal), misturando tecidos estampados de roupas de brechós ou feitos de garrafa PET com solados de borracha. Cada sapato é único e eles tem um modelo mais lindo que o outro incluindo sandálias, botas e oxfords.

 

A Adô Atelier produz bolsas e acessórios desde 2008, em Belo Horizonte. Com o slogan "Contém design", as peças das Adô não seguem modismos ou tendências, e são feitas a partir de um processo de criação livre e espontâneo! A marca acredita na valorização da mão-de-obra local, na matéria-prima de qualidade e no cuidado com a confecção das peças.

 

gioconda.jpg

A Gioconda Clothing é especialista em peças de lingerie e loungewear, dessas lindas e confortáveis que não dá vontade de tirar nunca! A produção é artesanal e em pequena escala, para focar na qualidade de cada item, e toda a matéria prima é certificada e de origem brasileira.

 

As peças da Básico.com tem design minimalista, atemporal, não tem etiquetas, e usam materiais nobres como algodão orgânico nativo e lã de alpaca. Os looks femininos e masculinos incluem na coleção camisetas, camisas, vestidos, calças e bermudas!