Mulheres e Agroecologia

Em nossas visitas temos percebido o protagonismo das mulheres no movimento agroecológico. Muitas já eram responsáveis pela produção dos alimentos para o consumo familiar, tanto na horta como na cozinha, e já sabiam da importância de um cultivo diversificado, limpo (sem agrotóxicos) e em harmonia com a natureza.

Com o aumento da demanda por produtos saudáveis e o apoio de programas do governo, como o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, que prevê que 30% de todo o dinheiro da merenda deve ser direcionado para a compra de produtos da agricultura familiar, esse trabalho acabou se tornando também uma fonte de renda importante para elas e suas famílias. 

Plenária das mulheres no III Encontro Nacional  de Agroecologia (Foto: Fábio Café)

Plenária das mulheres no III Encontro Nacional  de Agroecologia (Foto: Fábio Café)

 

O documentário "As Sementes", dos diretores Beto Novaes e Cleisson Vidal, conta a trajetória agroecológica de quatro mulheres brasileiras. O curta foi inspirado no livro "Mulheres e Agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas", da professora Emma Siliprandi, e aborda também questões como a igualdade de gêneros no campo e o empoderamento feminino.

Esperamos que gostem!