Para vivenciar a natureza...

Um grande prazer é andar e observar a natureza, sem nada de específico para fazer. Mas alguns exercícios e brincadeiras podem renovar nosso olhar e aguçar a curiosidade! Esses aqui, traduzimos de um artigo de Tristan Gooley, para o The Guardian. Esperamos que gostem!

lupa.jpg

Para ver a paisagem com novos olhos:

1. Olhe de forma diferente: Quando estiver olhando uma paisagem, mova seus olhos da direita para a esquerda, pulando umas partes. Como lemos da esquerda para direita, isso traz outra perspectiva, enquanto que pular umas partes nos faz usar tanto a visão central quanto a periférica.

2. Olhe para cima: O céu é um elemento muito importante do que a gente vê quando estamos ao ar livre. Entretanto, nem sempre o damos a devida atenção. Podemos reparar muito mais quando conseguimos conhecer suas muitas personalidades. 

3. Olhe para baixo: Procure por padrões e formas no solo. Existem formas incomuns nas rachaduras da lama que seca, ou nas areias das praias. Aperte os olhos ao olhar esses padrões e verá um mapa de pequenas estradas. E outros padrões e figuras.

4. Olhe ao redor: cada vez que ver uma montanha ou colina, repare como a vegetação muda do pé ao cume. Cada planta tem condições adequadas para ela, repare.

Feche os olhos: Nosso senso de visão é muito poderoso - às vezes poderoso até demais: ele sufoca os outros sentidos. Pare e feche os olhos. Use seus outros sentidos para perceber mais coisas, mas também para fazer novas conexões. Pode ser que sinta o cheiro de mar, que está ao Norte, porque uma brisa do Norte sopra, e é por isso também que você sente um friozinho. A ironia é que parar e fechar os olhos pode fazer com que sua caminhada seja mais memorável e sensorial.

5. Coma bem: (a gente jura que não colocamos essa aqui disfarçada no meio!): a comida e bebida que consumimos tem um impacto gigante em nossa experiência em um lugar. Raros são os animais que conseguem continuar finamente conectados com a natureza ao redor quando estão com fome, com sede e cansados. A fisiologia tem um impacto tão grande na sua caminhada quanto uma vista maravilhosa. Uma refeição leve vai te dar mais equilíbrio do que um café da manhã cheio de açúcar, o que pode te proporcionar observações fantásticas, em vez de indiferença ou desejo de deitar embaixo de uma árvore!