Comida de Verdade

Hoje em dia fala-se muito em alimentação saudável, nutrição, dieta... como conseguir os melhores nutrientes? Como fazer substituições saudáveis? O glúten e a lactose são mesmo vilões da boa alimentação (salvo para quem tem alguma real alergia ou intolerância alimentar) ? Quais alimentos tem melhor índice glicêmico ou uma quantidade correta de calorias? Estamos sendo bombardeados com essas questões todos os dias e a verdade é que ficou difícil de acompanhar a tendência da semana de como "se alimentar bem".

E é por isso que aqui no Blog da Casa Horta, queremos introduzir um assunto que ainda vai aparecer em muitos posts: o movimento Comida de Verdade! Ter uma alimentação balanceada e que garanta a sua saúde e bem estar pode ser muito mais fácil do que você pensa, ao invés de focar nos nutrientes específicos, é só comer comida de verdade e com variedade! 

Mas como assim comida de verdade? Existe comida de mentira? Resumindo, podemos chamar de comida de mentira ou imitação de comida os produtos industrializados e ultra-processados. No livro "Regras da Comida", o jornalista americano Michael Pollan conseguiu sintetizar 64 regras que podemos carregar para a vida. Aqui estão algumas das nossas preferidas: 

"Não coma nada que sua bisavó não reconheceria como comida" 
"Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno de terceira série não consiga pronunciar"
"Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes"
"Cozinhe"

É muito importante que a gente restabeleça nossas prioridades na hora de fazermos uma escolha sobre o que vamos comer. No Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento elaborado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de informar melhor sobre alimentação e nutrição, tem uma frase que pode virar mantra pra quem aderir à esse pensamento: A alimentação é mais do que ingestão de nutrientes. O trabalho do guia foi coordenado pelo professor, médico e pesquisador Carlos Augusto Monteiro que, junto com a cozinheira Rita Lobo, desenvolveu o curso online - gratuito! - Comida de Verdade, composto de 10 episódios no canal do Youtube do Panelinha.

Aqui embaixo colocamos o primeiro episódio para já dar o tom da conversa: qual a diferença entre alimentos de verdade, ingredientes culinários, alimentos processados e comida ultra-processada?


Leituras recomendadas:

  • http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/michael-pollan-em-defesa-da-comida-de-verdade-e-feita-em-casa-794139.shtml?func=2

  • Em defesa da comida